Notícias

Grayscale deve lançar ETFs de Dogecoin e XRP nesta segunda-feira

A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) acaba de aprovar a listagem dos ETFs de Dogecoin e XRP da Grayscale, o que significa que esses ativos estarão disponíveis no mercado a partir da próxima segunda-feira (24). Isso é um passo significativo para a expansão da Grayscale no universo dos fundos negociados em bolsa que envolvem criptoativos.

A certificação foi realizada pela NYSE Arca, uma parte do grupo NYSE que cuida da listagem de ativos digitais. Na última sexta-feira, a Arca confirmou que os ETFs do Grayscale XRP Trust e do Grayscale Dogecoin Trust estão prontos para serem negociados. Essa aprovação representa a transição de produtos que já existiam em formatos privados para ETFs acessíveis ao público.

Com esses novos ETFs, a Grayscale aumenta seu portfólio, que já conta com fundos de Bitcoin, Ethereum, Dogecoin e Solana. Tanto o XRP quanto a Dogecoin estão entre as criptomoedas mais queridas do mercado; a Dogecoin é a famosa memecoin, enquanto o XRP ocupa a quarta posição em termos de valor de mercado global.

Essa onda de novas listagens chega em um momento de crescimento acelerado para os ETFs de cripto nos Estados Unidos. Em 2023, muitos fundos vinculados a altcoins, como Litecoin, HBAR, XRP e Solana, receberam o sinal verde.

Essas aprovações se basearam em diretrizes que surgiram depois que o governo dos EUA encerrou uma paralisação, as quais revelaram como empresas poderiam abrir capital sem a necessidade de uma autorização específica da Comissão de Valores Mobiliários (SEC). Além disso, os emissores tiveram que cumprir requisitos rigorosos de listagem que foram aprovados pela SEC em setembro.

O ETF de Dogecoin da Grayscale será o segundo desse tipo disponível no mercado americano. Antes, as gestoras REX Shares e Osprey Funds já tinham lançado suas versões em setembro, seguindo uma abordagem diferente ao serem registradas sob a Lei de Sociedades de Investimento de 1940. Essa regulamentação é voltada para fundos que adotam uma gestão ativa e reúnem recursos de investidores para seguir uma estratégia comum.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo